O futuro da Pesquisa de Mercado

O futuro da Pesquisa de Mercado A pesquisa de mercado é fundamental para a empresa conhecer as tendências de consumo, perfil do público desejado, concorrências, nível de satisfação do consumidor com os produtos, serviços e atendimento, fazer a análise de riscos para a expansão do empreendimento, enfim, obter dados que facilitem a tomada de decisões estratégicas com mais segurança.

Basicamente, há dois tipos de pesquisa. Temos a pesquisa de mercado primária, que pode ser quantitativa ou qualitativa, e a pesquisa de mercado secundária, que busca nos dados coletados por outras instituições informações que possam ser úteis.

Exemplos de pesquisa de mercado:

• Segmentação de mercado
• Satisfação do consumidor
• Levantamento conjuntural
• Opinião pública
• Tendências do mercado
• Preferências do consumidor
• Imagem da empresa
• Empresas concorrentes

O que mudou é a forma de realizar as pesquisas. Antigamente, era necessário enviar uma equipe a campo para fazer o levantamento e, depois, tabular os dados, gerar gráficos, construir mapas e apresentar conclusões sobre os resultados.

Hoje, os recursos tecnológicos tornaram o processo mais ágil, mesmo quando é necessário deslocar uma equipe de entrevistadores aos locais que serão investigados. Como auxílio de dispositivos móveis dotados de GPS e conectados à internet, os dados são coletados e enviados em tempo real.

Os sistemas computacionais se encarregam de tabular as informações e cruzar dados. Há programas, inclusive, que ajudam a construir formulários de pesquisa e hipóteses de investigações.

Outro benefício da tecnologia é a possibilidade de disponibilizar plataformas online para realizar a pesquisa de mercado, no momento mais apropriado para o respondente. Tudo isso pode ser feito com segurança, desde que o ambiente virtual disponha de mecanismos que garantam a privacidade do respondente e a integridade dos dados.

As tecnologias de informações ampliaram o horizonte da pesquisa de mercado. É possível realizar estudos mais abrangentes sobre o mercado, com rapidez e eficácia.

- Sua empresa precisa de Ajuda? Entre em contato! -
Empresa de Pesquisa de Mercado

Tecnologia a favor da Pesquisa de Mercado

Formulário Online: Com a internet ficou mais fácil, rápido e econômico realizar pesquisas de mercado. Basta formular o questionário online e disponibilizá-lo ao público através do site, blog ou enviar ao e-mail. É uma facilidade para o público, pois a pesquisa poderá ser respondida com mais tranquilidade, no momento oportuno.

Painel de Respondentes: Outro recurso é a criação de painel de respondentes, que permite o cadastramento de voluntários, interessados em responder a vários tipos de pesquisa. Para captar esses respondentes é importante oferecer algum tipo de recompensa. O painel de respondentes é um grande auxílio às pesquisas de mercado, mas é importante dispor de mecanismos de segurança e auditoria para evitar tentativas de fraudes. A segurança do ambiente virtual confere mais credibilidade à pesquisa.

Apresentação de Hipóteses: Os parâmetros de pesquisas convencionais são mais limitados, quando comparados à capacidade de máquinas inteligentes programadas para formular hipóteses, coletar dados e entregar os resultados tabulados para que o pesquisador possa fazer as análises, agora, sob o ponto de vista humano. Sistemas avançados possibilitam a formulação de pesquisas mais consistentes. Em se tratando de uma pesquisa de mercado quanto mais profundo for o conhecimento a empresa tiver sobre o tema que deseja investigar mais fundamentadas serão as estratégias do planejamento de marketing.

Integração de Dados: Outra vantagem da tecnologia é tornar os processos de marketing mais ágeis e assertivos. Imagine que um supermercado pesquise os hábitos de consumo de seus clientes e, no momento da compra, um dispositivo, colocado no caixa consiga fazer uma leitura da expressão facial dessa pessoa, avaliando seu humor e, ao cruzar esta informação com os dados cadastrais do cliente, ofereça alguma promoção bem especial. Uma ação como esta ajuda a fortalecer o relacionamento da marca com o cliente. Isto é possível quando se usa tecnologia a favor da pesquisa de mercado.

Análise de Resultados: A tecnologia agiliza a tabulação dos resultados da pesquisa. A plataforma online para pesquisa de mercado entrega os dados quantificados ou qualificados, em tabelas e gráficos. O software também possibilita também o cruzamento de dados, com resultados de pesquisas anteriores. Assim, além de analisar o momento atual, a empresa poderá fazer análises comparativas sobre determinado produto, serviço, processo, oportunidades, entre outros assuntos.

Uso da Geolocalização (GPS) na Pesquisa de Mercado

A utilização do GPS em pesquisas é uma realidade. O IBGE, por exemplo, usa equipamentos (tablets) dotados de GPS para coletar informações sobre a localização geográfica no momento em que a entrevista acontece.

Com esse sistema, é possível identificar, com rapidez, a localização espacial do respondente como endereço, bairro, cidade, região metropolitana, estado, país, área de abrangência da pesquisa.

O GPS é muito útil ao geomarketing, pois coleta dados sobre a localização de clientes e prospects. Com essas informações, o dimensionamento do mercado é mais preciso, em todas as áreas de atuação da empresa.

É possível elaborar o planejamento de marketing com mais assertividade e inteligência. Um dispositivo móvel com GPS ativado fornece informações sobre a localização do usuário, ou seja, uma empresa que pesquisa o mercado consegue levantar dados sobre vários hábitos do público-alvo como, por exemplo, quais os lugares que mais frequentam.

Marcações sobre localização em mídias sociais como o Facebook e Instagram também fornecem dados sobre os hábitos de consumo e lazer do público a ser pesquisado.

O uso da geolocalização é importante para o geotargeting, ou seja, o processo de segmentação do mercado de acordo com a localização do público-alvo. Para as ações de marketing digital o georreferenciado do mercado é essencial, pois permite filtrar o público desejado pela empresa, oferecendo-lhe conteúdos, produtos e serviços de acordo com suas preferências.

Uma plataforma de pesquisa de mercado pode conter um mecanismo (API de geolocalização) para identificar a localização exata do respondente, desde que o entrevistado autorize o site a saber seu posicionamento geográfico.

Outro recurso é o envio de notificação automática aos voluntários cadastrados no painel de respondentes, residentes na região a ser investigada, convidando-os para participar de uma pesquisa de opinião.

Uso de ferramentas para cruzamento dos dados na pesquisa de mercado

As ferramentas tecnológicas possibilitam a realização das mais variadas pesquisas de mercado. Mas é importante fazer o correto cruzamento de dados para obter mais conhecimento sobre o mercado e suas tendências.

Algumas ferramentas são gratuitas e outras são pagas. Além de disporem de recursos para a formulação de pesquisa de mercado, fazem o cruzamento de informações.

BizStats: Para quem busca informações financeiras sobre variados setores empresariais, o site disponibiliza um acervo consistente de dados.

CrunchBase: O site contém informações sobre startups do Brasil e do mundo. É possível saber os investimentos que já foram realizados e os fundos aplicam recursos em startups.

Google Forms: O sistema pode criar o próprio formulário de pesquisa, no entanto, o cruzamento de dados e análise tem que ser feito pelo usuário que foi responsável pelo levantamento.

Google Trends: Esta ferramenta permite levantar informações sobre os principais assuntos pesquisados pelos usuários da internet.

Redes Sociais: As mídias sociais representam uma fonte de pesquisa, principalmente quando se trata de conhecer o mercado consumidor. Em geral, as principais redes sociais dispõem de recursos que possibilitam a realização de pesquisas segmentadas, conforme a região geográfica e características do perfil do público.

IBGE: No site do IBGE, há diversos tipos de censos e pesquisas com dados socioeconômicos dos municípios brasileiros. Há muita informação gratuita que ajudará a enriquecer a pesquisa de mercado.

Estes são alguns exemplos de ferramentas para pesquisas de mercado. Existem outros recursos tecnológicos que possibilitam a análise de dados, limpeza de tabelas, construção de gráficos e infográficos, mapas, rankings, cronologias, como o Google Refine, Google Fusion Tables e outros.

Auditoria digital na Pesquisa de Mercado

A auditoria digital abrange vários procedimentos para o cruzamento de dados e conferência da pesquisa em busca de eventuais inconsistências ou irregularidades. A vantagem, em comparação com a auditoria convencional, é a rapidez e eficácia do trabalho, pois tudo é processado por programas computacionais avançados.

Controle eficiente das operações: A auditoria digital possibilita o controle mais efetivo de todos os processos que fazem parte de uma pesquisa de mercado. O trabalho é realizado com mais rapidez, com menos risco de erros.

Confiabilidade à pesquisa de mercado: Os respondentes de pesquisas online sentem-se mais à vontade e dispostos a responder as questões, ao perceber que estão em ambiente virtual seguro e que a pesquisa passa por auditoria digital. A pesquisa é vista com mais seriedade.

Credibilidade aos resultados: A auditoria digital garante mais credibilidade aos resultados da pesquisa de mercado para os stakeholders e público em geral (caso os dados sejam divulgados).

Uso da tecnologia: impacto no custo da pesquisa

Em primeiro lugar é importante considerar o custo da pesquisa de mercado como um investimento que propiciará um retorno importante para o futuro dos negócios: conhecimento de mercado.

A inteligência de mercado é fundamental para a tomada de decisões cruciais, como o desenvolvimento de um produto ou serviço, a expansão do empreendimento, abertura de filiais, entre outros passos. O conhecimento do mercado reduz as incertezas e possibilita uma análise mais profunda sobre riscos. Portanto, a pesquisa não pode ser encarada como apenas uma despesa a mais para a organização.

O uso de tecnologia para a realização de pesquisa de mercado pode reduzir os custos. Vejamos. Fazer a pesquisa com pessoal próprio demanda tempo e custos operacionais, sem contar que, ao deslocar uma equipe para realizar esse trabalho, as tarefas que esses funcionários deveriam executar não serão entregues nos prazos ou irão sobrecarregar outros profissionais.

Contratar uma empresa que não trabalha com tecnologia avançada também custa caro, pois o levantamento será realizado por pesquisadores. Quanto maior a área de abrangência de pesquisa maior será o gasto.

Usar tecnologia da informação torna os processos mais ágeis e mais econômicos. É possível, inclusive, fazer alguns levantamentos online, mais simples, gratuitamente, disponibilizando a plataforma da pesquisa no site ou hotsite da empresa.

Ao terceirizar a pesquisa de mercado a uma empresa que dispõe de infraestrutura tecnológica você terá em mãos um trabalho mais consistente e confiável. A pesquisa online é mais rápida em todas as etapas e o risco de erro na tabulação de dados praticamente não existe, principalmente quando a plataforma passa por auditoria digital.

Segurança da informação tecnológica no processamento da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado, como ressaltamos nesse artigo, é um instrumento importante para a definição de estratégias competitivas, segmentação de mercado, desenvolvimento de portfólio, plano de marketing, entre outras ações de impacto para o futuro dos negócios.

Por esta razão, é fundamental realizar um trabalho muito consistente. As informações de uma pesquisa de mercado, sem dúvida, são dados valiosos e, por isso, é importante protegê-los contra o acesso não autorizado e/ou vazamento.

Os pilares da segurança da informação tecnológica na pesquisa de mercado são:

• Confidencialidade: impedir o acesso não autorizado às informações.
• Integridade: impedir que alterações de informações e a detecção de fraudes.
• Disponibilidade: garantir o acesso às informações no momento certo aos usuários autorizados.

Entre os mecanismos que garantem segurança ao processamento da pesquisa de mercado, podemos destacar:

• Criptografia: Dados criptografados só podem ser decodificados com a inserção da chave de segurança. Dessa forma, as informações de uma pesquisa de mercado só poderão ser acessadas por quem possui autorização.

• Assinatura digital: Este recurso garante a integridade dos dados, ou seja, o conteúdo da pesquisa de mercado não poderá ser modificado.

• Certificação: A certificação atesta que o arquivo é autêntico. Isto é importante quando se trata, por exemplo, de pesquisas realizadas por e-mail, onde há trânsito de dados, através do correio eletrônico, o qual também deve estar protegido pelo anti-spam e antivírus.

• Antivírus: A função dessa ferramenta é proteger os dados da empresa contra os ataques virtuais e a recepção de conteúdos potencialmente perigosos ao sistema.

• Firewall: Esse tipo de dispositivo protege a rede interna contra ataques externos ou vazamento de informações confidenciais. Ao disponibilizar uma pesquisa de mercado online é importante manter sistemas de segurança das informações que transitam pela internet.

A tecnologia é uma importante aliada da pesquisa de mercado. Proporciona um alcance maior das áreas a serem investigadas, em menos tempo, com custos operacionais mais baixos. Os cenários, no mundo atual, mudam com mais rapidez. Para acompanhar esse ritmo é importante aproveitar os recursos tecnológicos.

Compartilhe o artigo e leia outros posts no blog!

Empresa de Pesquisa de Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here