O que é SEO? Por que você precisa do SEO?

seoSEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION) em português, otimização para mecanismos de busca, é uma ciência que estuda constantemente métodos para elevar o desempenho dos conteúdos de sites.

Desta forma, para que seu site seja reconhecido pelos principais buscadores, e, consequentemente tenha acesso, é fundamental que seja formado através de conteúdos relevantes.

A mensuração da relevância de seu site pode ser idealizada através de métricas onde buscadores geram grau de relevância.

No entanto, é necessário enfatizar que gerar conteúdo de relevância é um dos princípios básicos para que um site tenha sucesso, porém, não o principal.

Existem milhares de conteúdos dizendo quem tem uma fórmula secreta de como fazer o SEO ou até mesmo formulas “Express” prometendo em meses resultados… infelizmente não e bem assim que funciona! Como uma SEO trata-se de uma ciência é necessário estudar, explorar, testar e documentar. As técnicas de SEO devem ser estudadas e direcionadas de acordo com o objetivo do site, que por sua vez, deve ser conduzido de forma estratégica!

Por que você precisa do SEO?

No início deste século, com o avanço e alcance da tecnologia, surgiram diversos empreendedores que alegaram terem enriquecidos através de sites. Este fenômeno fez com que diversas pessoas criassem sites, sem nenhuma estratégia, simplesmente na tentativa de ter sucesso financeiro.

O SEO é uma ciência estratégica para todos os sites que desejam obter sucesso, é responsável por trazer destaque, e manter o site competitivo. Acompanhando a tendência de mercado e comportamento do consumidor online.

Por que investir em SEO?

Essa é uma pergunta muito comum no mundo do Marketing Digital.

Como tratamos de investimentos, o retorno vem a longo prazo, podendo ser de 6 meses a 2 anos. No entanto, este prazo tem influência de muitas variáveis que são monitoradas pelos percursos da implementação do SEO e monitoramento dos resultados esperados.

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Você pode se perguntar: por que adotar as práticas de SEO em meus projetos?

A resposta é bem simples:

– Visibilidade: Consequentemente; mais vendas, mais contatos, geração de oportunidades, dentre outras que cabe a você aproveitar ou não!
Como enfrentamos um mercado rápido e dinâmico e muito competitivo, ter visibilidade no mercado se torna um plano estratégico fundamental para sair na frente dos demais.

10 Benefícios Diretos ao Investir em SEO

  1. Visibilidade da Marca
  2. Geração de Credibilidade
  3. Sustentabilidade da Marca
  4. Monitoramento e desempenho dos Produtos e Serviços
  5. Desenvolvimento Processos (Experiência dos Clientes/Usuários)
  6. Identificação de Oportunidades
  7. Viabilidade de Mercado
  8. Aumentos de Oportunidades “vendas, contados”
  9. Geração de Indicadores
  10. Alinhamento de Objetivos

Como fazer para aplicar as técnicas de SEO?

Os buscadores não divulgam um padrão ou uma metodologia para aplicar o SEO! Por isso, a necessidade de um profissional.

Ao desenvolver um projeto, o profissional especialista cria uma espécie de documentação, apontando as técnicas que resultam em sucesso.

Cada projeto deve ser analisado como único. A base para desenvolver o SEO pode ser dividida em etapas que devem ser monitoras constantemente:

  1. Audiência do Site
  2. Relevância de Conteúdo
  3. Programação Limpa (Aplicar conceitos W3C [1] ) [Saiba mais sobre a W3C]
  4. Links para seu site
  5. Velocidade de carregamento do site [Veja Ferramenta para Analise ]
  6. Compatibilidade de dispositivos (Smartphone, Tablet, Tvs)

É muito importante você criar um documento descritivo, assim você pode identificar o que apresentou os resultados esperados, lembre-se que não existe uma metodologia perfeita. O SEO um trabalho bem desenvolvido tratando todas as técnicas únicas.

Como monitorar as Estratégias de SEO?

O monitoramento deve ser feito mensalmente, sendo analisado profundamente todos as métricas, em cada etapa será estudado o comportamento dos usuários com relação ao site, e, possíveis ajustes a serem feitos conforme os objetivos.

Qual a importância de um especialista em estratégias de SEO?

A presença de um especialista em SEO é fundamental para o sucesso do seu site.

Muitos pseudo profissionais tem se anunciado como especialista, no entanto, ser um especialista leva tempo e dinheiro, portanto, cuidado com pseudo profissionais que podem trazer efeitos contrários do desejado, podendo inclusive colocar seu site no Black list, ou seja, deixar seu site fadado ao fracasso.

Alguns cuidados são fundamentais para que seu site não seja “banido” do sucesso:

  1. Uso de robôs para espalhar links
  2. Envio de e-mails massa (Spams)
  3. Plágio (Copia sem citar a fonte)
  4. Uso de robôs para gerar trafico
  5. Programação pesada ou confusa

Espero que as informações abortadas tenham ajudado a esclarecer mais sobre o mundo do SEO. Não perca no próximo artigo “SEO na prática”.

[1] World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web.

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