O que é Endomarketing

O marketing é dividido em muitos ramos, e entre eles há o endomarketing. Essa abordagem tem em vista a organização interna da empresa. Leia abaixo para entender o conceito e como ele é aplicado em uma organização.

O que significa endomarketing?

“Endo” significa “para dentro”, de forma que o termo endomarketing significa “marketing interno”. A ideia é trabalhar com os colaboradores para que se tornem replicadores dos produtos ou serviços das empresas nas quais trabalham.

Após muitos estudos, percebeu-se que os colaboradores que compram uma ideia da empresa onde de trabalham valorizam seu emprego e acabam passando uma imagem mais positiva, sincera e dinâmica para os clientes.

Dessa forma, o endomarketing reúne um conjunto de técnicas e abordagens que tem em vista um crescimento de dentro para fora. Ao invés de focar no público-consumidor, a empresa direciona seu olhar ao próprio corpo de colaboradores.

Como se faz endomarketing?

O que é EndomarketingO primeiro passo é melhorar a comunicação interna. É preciso estabelecer canais através dos quais os colaboradores informarão o que acontece no interior da empresa. Reclamações, sugestões e dúvidas devem ser bem recebidas.

A direção precisa oferecer um treinamento adequado à cultura da empresa; isso é essencial para integrar o funcionário dentro da organização. Ele aprenderá os valores, a missão e a história da instituição. Saberá, então, por que vale a pena estar ali.

A chefia também deve estabelecer meios para entender o clima institucional. Pesquisas são sempre bem-vindas para descobrir a satisfação do pessoal. Assim dá para saber o que está dando certo.

Outro ponto essencial são os programas de reconhecimento e as premiações por resultado. Isso mostrará que a empresa valoriza o esforço pessoal de cada um. Além disso, é importante garantir outros benefícios ao trabalhador, como convênios com empresas e cursos gratuitos.

Também deve-se fortalecer os vínculos através de encontros, reuniões, happy hours, grupos de estudo e outras atividades de integração. Isso mantém os trabalhadores focados num mesmo objetivo. Além disso, é preciso investir em meios para mantê-los motivados. Uma pesquisa sobre o que gostam fornecerá alternativas.

- Sua empresa precisa de Ajuda? Entre em contato! -
Empresa de Pesquisa de Mercado

Qual a eficiência do endomarketing?

O endomarketing pode ser extremamente eficaz se a empresa valoriza a comunicação transparente. Além disso, o planejamento deve ser uma das suas maiores preocupações. O papel do gestor é fundamental nesse aspecto.

Como em todas as áreas de marketing, não existe uma fórmula pronta que irá trazer os benefícios desejados. Tudo depende do contexto, pois há inúmeros fatores que alteram o resultado. O ramo de atuação, o perfil dos funcionários e do gestor, a cultura organizacional e os meios disponíveis são alguns deles.

Para ter um endomarketing eficaz é preciso valorizar os canais de interação. Independentemente da forma como a empresa estabelece isso, é de extrema importância facilitar o fluxo de informação. Assim, será mais fácil entender a atual situação para tomar as decisões corretas para o futuro.

Benefícios ao aplicar o endomarketing

A relação entre o colaborador e a empresa melhora; os laços ficam mais fortes e mantêm o funcionário motivado. Ele terá mais vontade para fazer parte da organização e ajudar a atingir o seu objetivo.

Os profissionais talentosos não são facilmente perdidos quando se utiliza o endomarketing.

Além disso, a rotatividade de colaboradores diminui, pois o funcionário tende a valorizar mais seu emprego e ter mais consciência sobre o trabalho que realizam.

Há melhoria na comunicação interna e agilidade no fluxo de informações. Com o alinhamento dos objetivos da empresa e do funcionário, cria-se uma sintonia entre os valores. O resultado é o aumento das vendas através de maior produtividade.

Por que aplicar o endomarketing?

Ainda que tenham regras institucionais, as organizações são formadas por pessoas. O endomarketing vai em direção a delas, para que haja maior interação entre as equipes e os setores. Isso agrega valor ao potencial humano da empresa, criando vínculos verdadeiros. O ambiente se torna propício à troca de conhecimento, criação e desenvolvimento. Em suma, o bem-estar de todos aumenta.

Tudo isso mostra como a abordagem do endomarketing é diferenciada. Ela faz com que ações simples tornem a empresa sólida. A organização pode enfrentar mudanças constantes, mas terá força e se manterá competitiva.

Como iniciar o endomarketing?

O primeiro passo é ouvir o que o público interno tem a dizer. Você pode começar simplesmente perguntando para os colaboradores sobre o nível de satisfação com cada parte do trabalho. Faça pesquisas e crie canais que facilitem essa troca de informação.

Em seguida, é preciso fortalecer a marca na mente do trabalhador. Ele não se sentirá motivado e nem se engajará com a cultura interna se não conhecer a empresa. Crie palestras e ações que promovam os valores e a missão do negócio.

Passe, então, a valorizar cada funcionário pelo que ele faz. Além dos benefícios tradicionais, dispostos em lei, ofereça novos para cada um. Viagens, cursos, descontos e bonificações são bons exemplos.

Dicas para ter um endomarketing de sucesso!

Veja algumas dicas para melhorar o endomarketing da sua empresa:
• Faça um calendário para eventos de integração
• Ofereça cursos de aprimoramento profissional
• Traga palestras motivacionais
• Invista num ambiente de diversão e descanso
• Faça pesquisas com formulários, de modo que o colaborador se mantenha anônimo
• Utilize a intranet para melhorar a comunicação

Diferença do endomarketing com o marketing

O conceito de marketing é bastante simples, mas muito pouco esclarecido. Por causa disso, muitos acham que se trata apenas de elaborar estratégias para as vendas. Mas nesse caso, o objetivo do vendedor é atender às necessidades da empresa. Já o marketing tradicional tem uma abordagem voltada ao público.

O marketing procura fazer com que o produto ou serviço que está sendo vendido esteja adequado ao perfil do público-alvo. Por isso há uma preocupação com as características do consumidor. É feita uma pesquisa para descobrir seus desejos, comportamentos e características pessoais. Assim, o profissional do marketing consegue conectar o que está sendo vendido com o destinatário.

O endomarketing dá um passo adiante, e procura colocar nessa equação o colaborador da empresa. As técnicas de endomarketing buscam unir o que há de melhor para o público-alvo e também para o funcionário da empresa. Dessa forma, a organização atende às expectativas dos próprios trabalhadores, que poderão até fazer propaganda gratuita da empresa.

Empresa de Pesquisa de Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here