A pesquisa de mercado é um processo fundamental para qualquer empresa que queira se posicionar na frente dos concorrentes, estabelecer vínculos com o público e, claro, aumentar as vendas. Porém, para que ela funcione, é preciso entendê-la primeiramente.
Como a pesquisa de mercado pode determinar o sucesso da sua empresa?
A pesquisa de mercado é a base para a criação de novas estratégias de produção e de marketing dentro da empresa.
É através dela que a empresa descobrirá como aprimorar seus produtos e serviços para atender às necessidades e desejos específicos do seu público-alvo, inclusive ao identificar o tipo de ação que funciona nos concorrentes.
Ou seja, com uma pesquisa bem elaborada a empresa consegue dados suficientes para encher vários departamentos com novas ideias e novos posicionamentos. No sentido mais óbvio, que é o dos clientes, os resultados da pesquisa poderão orientar a empresa sobre o tipo de produto que está faltando, ou quais melhorias podem ser feitas nos já existentes, além de ajudar muito na divulgação.
Além dos consumidores, há ainda a pesquisa focada nos concorrentes e até nos fornecedores. No primeiro caso é um pouco mais complicado de conseguir informações, mas elas serão valiosas para que nenhuma outra empresa no seu segmento dê muitos passos à frente, assim como para perceber quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles. No caso dos fornecedores, a pesquisa ajudará a diminuir custos e encontrar o local que ofereça o material de melhor qualidade.
Tudo isso acaba em aprimoramentos por toda a empresa, fazendo com que ela cresça de forma homogênea. O resultado é sucesso!
Qual o preço de uma pesquisa de Mercado?
O custo de uma pesquisa de mercado varia muito dependendo das condições da pesquisa: qual segmento ela abarca, o quão complexa é, quantas pessoas pretende atingir, e muitos outros fatores que influenciam no processo de construção da pesquisa. Entretanto, é possível que algumas pesquisas saiam muito baratas ou até gratuitas – essa parte depende apenas do tipo de ferramenta que você vai usar para realizá-la.
Existem algumas plataformas que oferecem formas simples e baratas de montar uma pesquisa, tudo virtualmente. Em alguns casos você faz tudo sozinho, o que pode não ser recomendável para projetos mais complexos, mas em outros dá para contar com a ajuda de especialistas. Os planos que costumam ser oferecidos por esse tipo de plataforma vão desde custo zero (para pesquisas bem simples) até R$ 200 ou R$ 300 por pesquisa.
No caso de empresas próprias para a criação de estudos a vantagem é que todo o processo será feito por elas, com profissionais capacitados e apoio do começo ao fim. Todavia, é claro que tudo isso acaba custando mais caro. Instituições diversas que trabalham com populações que vão de municípios até nível nacional podem trabalhar com valores que variam entre R$ 5.000 até R$ 1.000.000.
Quando o preço da Pesquisa de Mercado é muito baixo: posso confiar?
Todo mundo suspeita de preços baixos, ainda mais se tratando de algo tão importante para o desenvolvimento empresarial. É importante analisar o tipo de empresa que está sendo contratada, como em qualquer outra compra; isso inclui uma checagem prévia de reclamações na internet, dos cases disponíveis de antigos clientes e da metodologia aplicada por eles. Ter todas essas informações é fundamental para evitar erros nos resultados da pesquisa.
Com tudo isso feito, é possível que ainda sobrem boas plataformas de pesquisa com valores reduzidos. Como falamos acima, essas serão apenas meios para que você estabeleça sua própria pesquisa, o que também vai exigir tempo e esforço: nunca deixe de considerar essas duas coisas – e não apenas o lado monetário.
Impactos dos Erros na Pesquisa de Mercado
Se uma pesquisa mercadológica tiver erros em sua elaboração, além do risco de ser dinheiro jogado fora, há ainda a possibilidade de que a empresa realize ações baseadas na errata e caminhe em uma direção totalmente contrária do que a que deveria ir.
Isso porque uma pesquisa mal feita ou com muitos erros pode ocasionar no desinteresse ou confusão dos participantes, o que alterará suas respostas. Por exemplo, se as perguntas são mal formuladas ou contêm erros ortográficos, o leitor pode responder algo que ele não quer dizer de verdade, ou mesmo não levar a pesquisa a sério – o que cria uma imagem péssima para a empresa, aliás, sendo este outro problema.
Alguns erros menos óbvios também podem ser perigosos no final da jornada. Se você não tiver um objetivo ou um público-alvo definido as respostas podem acabar sendo jogadas no lixo. No primeiro caso, porque elas não construirão nenhum tipo de conhecimento novo ou relevante, e no segundo caso porque quem respondeu não será a mesma pessoa que comprará os seus produtos.
Benefícios da Pesquisa de Mercado
Os benefícios da pesquisa de mercado são muitos, mas os principais são:
• Conhecer o cliente
A pesquisa fornecerá informações de todo tipo sobre seu cliente, desde demográficas (sexo, idade, raça etc) até pessoais (gostos, desejos, ideologias), se for necessário. Isso ajudará sua equipe de marketing a desenvolver peças que atingirão em cheio o seu público-alvo.
• Identificar falhas e acertos
Além de entender quem é seu cliente a pesquisa também pode indicar como ele está se relacionando com a sua empresa. Ou seja, você pode descobrir se os consumidores estão satisfeitos com o atendimento, com a qualidade dos produtos, com a visão e missão da empresa, com a publicidade e mais. Dessa forma, você poderá instruir a sua equipe a trabalhar nos aspectos que tiveram um baixo desempenho, e manter o que está rendendo boas respostas.