Como funciona uma empresa de pesquisa de mercado?

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Para entender o que é uma empresa de pesquisa de mercado, o primeiro passo é entender o que vem a ser uma pesquisa de mercado. A pesquisa é a aplicação de um conjunto de técnicas que envolvem planejamento, abordagem e tabulação de dados cuja finalidade é abastecer os tomadores de decisões com informações capazes de oferecer alguma segurança nesse processo.

O primeiro ponto a ser eliminado é a crença de que uma pesquisa de mercado apresenta soluções, ou que ela própria seja a solução para algo; não é. Trata-se de uma ferramenta gerencial valiosíssima no sentido de embasar decisões de Marketing.

Vale destacar ainda que falar em precisão em pesquisas de mercado é algo utópico. Uma boa forma de deixar isso claro é pensar em uma pesquisa eleitoral. Ao longo de um processo eleitoral, as pesquisas apresentam oscilações e mudanças bruscas. Isso acontece porque o universo pesquisado é dinâmico e a amostragem reflete esse dinamismo. É assim, também, com as pesquisas de mercado, razão pela qual é quase inútil recorrer a elas circunstancialmente. A pesquisa deve ser uma ação sistemática.

Tipos de pesquisa de mercado

Vale, inclusive, ressaltar que, dentro do processo de marketing, acontece em mais de um momento a necessidade de obter respostas a algumas perguntas. Cada pergunta demanda uma modalidade diferente de pesquisa.

Como funciona uma empresa de pesquisa de mercadoA empresa pode, num primeiro momento, realizar uma pesquisa exploratória, buscando identificar necessidades não supridas, comportamento do consumidor, nichos de mercado e oportunidades de negócios, em geral. Esse processo deve gerar um produto que precisará ser testado antes de ser lançado, gerando assim a pesquisa de produto, que consiste, basicamente, na experimentação e outras técnicas para que seja possível entender a percepção do cliente acerca do produto.

Outra pesquisa que deve ser usada é a pesquisa de comunicação, cuja finalidade é colocar a prova as campanhas publicitárias, mas que acabam testando também toda a estratégia de comunicação e até de posicionamento do produto.

Por fim, a pesquisa de satisfação é extremamente importante. Se bem-feita, ela trará não somente respostas acerca da avaliação do consumidor acerca do produto, mas também dicas importantes do que a média dos consumidores mais valoriza nos produtos, uma informação valiosa para alimentar a estratégia de comunicação. Mais que isso, ela pode até mesmo gerar a oportunidade de um novo produto ou uma extensão de produto.

Qual o papel de uma empresa de pesquisa de mercado e por que contratar uma empresa de pesquisa de mercado?

Já foi dito que algumas empresas possuem estruturas próprias de pesquisa, mas esse privilégio é para grandes organizações, que investem fortunas em desenvolvimento e pesquisa, logo, além de terem condições de manter uma estrutura complexa, possuem demanda para isso.

Em empresas de menor porte, ter uma estrutura interna voltada exclusivamente para pesquisas de mercado é impraticável; primeiro porque não é uma estrutura pequena, uma vez que envolve profissionais de diversas áreas e mão de obra não tão barata como se possa imaginar.

Uma pesquisa é algo muito sério, porque a matéria dela é informação estratégica.

Quando se fala em pesquisa, as pessoas imaginam logo um questionário, entrevistadores e apresentação de gráficos e relatórios. A verdade, porém, é que existem várias metodologias diferentes de pesquisa, algumas bastantes sofisticadas, que precisam ter o acompanhamento, em muitos casos, de psicólogos.

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Mesmo quando se trata de questionário, é preciso definir uma amostragem; não se pode sair por aí perguntando a qualquer um. Existe um perfil e um trabalho estatístico a ser feito. Por exemplo: X pessoas com o perfil Y, Z pessoas com o perfil W. A amostragem precisa refletir o universo pesquisado.

Em resumo, o papel de uma empresa de pesquisa de mercado é recebe um pedido, cuidar para que as perguntas estejam claras, escolher o método, ou métodos, a serem aplicados, definir a amostragem, acompanhar o processo e apresentar o resultado.

Como funciona uma empresa de pesquisa de mercado?

Abaixo, confira o passo a passo para a contratação e a entrega de uma pesquisa de mercado:

Contato – A empresa interessada na pesquisa entra em contato com a empresa de pesquisa de mercado para solicitar uma pesquisa.

Definição do tema – O passo seguinte é o contratante detalhar o que ele deseja saber, qual a informação que deseja obter. Essa fase é fundamental, e o papel do profissional é vital para que um diagnóstico errado não contamine todo o resto do processo. Muitas vezes, o próprio contratante não tem uma noção muito clara do que deseja saber. É preciso que o profissional do outro lado saiba extrair a informação correta.

Definição do público-alvo – O público-alvo é aquele a quem se destina o bem ou serviço entregue pelo cliente. É preciso saber quem é esse público.

Definição do método a ser utilizado – Nessa fase, a contratada, em acordo com o cliente, define como vai ser feita a pesquisa, definindo qual método é o mais adequado e melhor se encaixa na perspectiva de custo do contratante.

Definição da amostragem – Nessa fase é definido quem e quantos serão os entrevistados e onde eles serão encontrados.

Montagem da equipe e aplicação – Com base nas etapas anteriores, a empresa monta a equipe de trabalho e faz a aplicação da pesquisa.

Compilação e relatórios – Após a aplicação da pesquisa, começa o processo que levará aos relatórios finais, que serão entregues ao cliente.

Qual o papel das empresas de pesquisa de mercado no planejamento e qual a importância nas vendas?

Foi dito mais acima que a pesquisa é um processo contínuo dentro de uma empresa, o que leva à sua afinidade e ligação umbilical com o planejamento. A pesquisa, na verdade, só existe em função da preocupação da empresa com Marketing e Planejamento.

Foi dito, também, que a pesquisa é uma valiosa ferramenta estratégica. Por quê?

A pesquisa possibilita à empresa conhecer melhor o seu público-alvo, aqueles que justificam sua existência e seus esforços de desenvolver produtos e criar condições para que eles cheguem aos seus consumidores.

Obviamente que é muito mais fácil elaborar ofertas para quem se conhece; desenvolver uma estratégia de comunicação para alguém cujo pensamento, comportamento e atitudes são conhecidos pela empresa, ou desenvolver uma tática de conveniência para quem a empresa sabe como, onde e por quê compra.

Se a pesquisa for feita corretamente, se os gestores forem qualificados para usar as informações e se os profissionais forem qualificados, isso obviamente refletirá positivamente no volume de vendas, no share e na lucratividade da empresa.

Qual o papel ético das empresas de pesquisa de mercado?

O código de ética vigente para as pesquisas de mercado foi elaborado pela ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research – em 1994.

Esse código está vigente até hoje, e tem como escopo o rigor científico da pesquisa, a obediência às legislações nacionais e internacional, os direitos dos entrevistados, como o anonimato, os direitos e responsabilidades dos pesquisadores, empresas de pesquisa e clientes e a ciência das partes envolvidas da existência desse código.

O papel ético das empresas de pesquisa de mercado é o cumprimento do código de ética, no sentido de preservar a integridade das partes, sobretudo dos entrevistados.

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