Terceirizar Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é um instrumento essencial para a tomada de decisões estratégicas. O levantamento mostra o posicionamento da empresa no mercado, o perfil do cliente, necessidades e desejos do consumidor, tendências, concorrentes, cadeia de suprimentos, oportunidades para expandir os negócios, pontos fortes e fracos da empresa, entre outros dados.

Enfim, a pesquisa mercadológica fornece informações importantes para o planejamento estratégico de marketing.

O conhecimento reduz as incertezas sobre o futuro dos negócios e possibilita a antecipação de cenários

Para fazer a pesquisa de mercado não é necessário alterar a rotina da empresa. Basta terceirizar o serviço, contratando uma empresa especializada e conceituada no mercado para fazer esse trabalho.

Por que terceirizar pesquisa de mercado?

Know how: Ao contratar uma empresa especializada em pesquisa de mercado você contará com o know how de uma equipe qualificada e experiente para realizar um trabalho eficiente e eficaz. Há mais garantia de receber uma pesquisa de qualidade, com resultados e análises precisos para subsidiar o planejamento estratégico da empresa, expansão dos negócios, lançamento de produtos e serviços, remodelagem de processos, mercado concorrente, enfim dados que respondam aos objetivos e demandas da empresa.

Imparcialidade: A terceirização da pesquisa de mercado garante a imparcialidade na condução dos trabalhos, apuração e análise dos resultados. É melhor contar com uma equipe qualificada, que não está diretamente envolvida com os negócios da empresa, para que a pesquisa de mercado seja mais objetiva.

Redução de Custos: Além de obter uma pesquisa profissional e imparcial, com a terceirização é possível reduzir custos operacionais, uma vez que não será necessário deslocar colaboradores internos para desenvolver esse tipo de trabalho ou contratar mão de obra temporária para tal empreitada, o que gera custos trabalhistas e previdenciários.

Suporte Técnico: A empresa prestadora de serviço pode disponibilizar suporte técnico à contratante, do planejamento à conclusão da pesquisa de mercado, ou seja, na definição do escopo da pesquisa, metodologia mais apropriada aos objetivos do levantamento a ser feito e orientações com base nos resultados.

Benefícios ao terceirizar pesquisa de mercado

Foco no core business: Deslocar uma equipe de colaboradores internos para conduzir uma pesquisa de mercado não é vantajoso. Melhor mantê-la focada no core business, dedicada à principal atividade da empresa, enquanto a pesquisa de mercado é conduzida por especialistas que não fazem parte do organograma de sua firma. Dessa forma, o trabalho é realizado com imparcialidade e rapidez, sem prejuízos às demais tarefas da organização.

Análise de especialistas: Uma pesquisa de mercado é um instrumento essencial para uma séria de decisões que a empresa terá que tomar a partir dos resultados. Portanto, o trabalho tem que ser feito por quem entende do assunto. Contratando uma pesquisa de mercado a empresa contará com um serviço profissional, com resultados analisados por especialistas do setor.

Expansão dos negócios: A pesquisa mercadológica é crucial para o planejamento estratégico de qualquer empresa. Não é possível traçar planos sem analisar as condições do mercado atual, o posicionamento da empresa, oportunidades, ameaças, tendências. O sistema de informações de marketing alimenta o planejamento da empresa e, para isso, é necessário fazer a pesquisa mercadológica. Com a terceirização desse serviço, a empresa pode se concentrar em tarefas mais importantes, que não podem ser delegadas a terceiros.

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Aspectos de segurança na terceirização de pesquisa de mercado

Terceirizar Pesquisa de Mercado

A terceirização da pesquisa de mercado é mais vantajosa e segura, desde que se contrate uma empresa especializada, reconhecida pela qualidade dos trabalhos que realizou. É importante considerar que o prestador de serviços terá em mãos informações valiosas para a empresa contratante.

A confidencialidade dos resultados é fundamental, pois esse tipo de pesquisa não é de interesse público. Os dados servirão para fundamentar as decisões estratégias da empresa, ou seja, não podem ir parar nas mãos de concorrentes. O sigilo de informações é um item que deve ser incluído no contrato para resguardar os interesses da organização contratante.

Certamente, uma empresa séria, que faz pesquisa de mercado, conduz os trabalhos com responsabilidade e ética. Afinal, sem esse comprometimento não há como prosperar. De qualquer maneira, convém consultar organizações que representam empresas de pesquisas e outros órgãos para verificar os aspectos legais, antes de fechar o contrato.

Erros comuns na terceirização de pesquisa de mercado

Empresa sem Qualificação: Há quem contrate pesquisa de mercado baseando-se somente pelo custo, escolhendo, obviamente, o orçamento mais barato. É um erro. Não que uma pesquisa séria tenha que, necessariamente, custar caro. Mas contratar uma empresa que apresentou a proposta comercial mais econômica, sem se preocupar com a qualificação técnica e know how não é o melhor caminho para obter dados confiáveis para os negócios.

Contrato Insipiente: O contrato é um documento extremamente importante para validar a transação comercial e garantir a confidencialidade da pesquisa. Um contrato inconsistente pode suscitar muitas dúvidas e/ou conflitos de interesse entre as partes. Por isso, é fundamental que o contrato seja analisado pelos advogados das empresas (contratante e contratada) para evitar transtornos futuros.

Falta de Gerenciamento: O gerenciamento do contrato é fundamental para o cumprimento do cronograma de trabalho. Falhas em uma etapa da pesquisa afetam as fases seguintes e atrasam o prazo de entrega do trabalho. Quando se contrata uma empresa de pesquisa que não possui uma estrutura sólida, existe o risco de falhas durante o processo. O gerenciamento da pesquisa é essencial para a entrega de um trabalho de qualidade, sem custos extras.

Falta de Comunicação: Uma empresa séria e preparada para fazer pesquisa de mercado dispõe de um planejamento básico de comunicação para evitar que os “ruídos” atrapalhem o andamento do trabalho. Quando o processo de comunicação não flui com transparência e objetividade o trabalho também não evolui com eficiência, uma vez que, a todo momento, será necessário parar o serviço para corrigir falhas geradas pela falta de comunicação entre as partes.

Benefícios da pesquisa de mercado

Perfil do público desejado: A pesquisa de mercado possibilita o conhecimento aprofundado do perfil do público-alvo. Estas informações são essenciais para o planejamento de marketing estratégico e todas as ações que a empresa pretende realizar a médio e longo prazo para consolidar o posicionamento no mercado. Produtos e serviços não são desenvolvidos com base em “achismos”, mas em pesquisas de mercado que indicam a potencialidade de consumo (necessidades e desejos do consumidor) e novos nichos a serem explorados.

Imagem da marca: A pesquisa de mercado também é importante para conhecer o nível de satisfação do público-alvo com a marca, produtos e/ou serviços. Com esse levantamento, a empresa terá mais conhecimento sobre sua participação no mercado e qual a percepção que o público tem sobre a marca, qualidade de produtos e serviços, expectativas dos consumidores.

Definição de estratégias: O planejamento estratégico não é elaborado às cegas, sem informações consistentes. Não basta saber onde a empresa quer chegar, mas é fundamental saber qual caminho seguir para atingir os objetivos e metas, ou seja, qual a estratégia da empresa. Para tanto, a pesquisa fornece elementos para validar as principais decisões estratégicas mercadológicas.

Inteligência de mercado: As decisões estratégicas estão atreladas a um eficiente sistema de informações de marketing, o qual é alimentado com dados coletados em pesquisas de mercado. Estas informações são analisadas e transformadas em inteligência de mercado, ou seja, em conhecimento sobre as mudanças do cenário mercadológico e as tendências. A inteligência de mercado orienta decisões sobre posicionamento, segmentação, diferenciação e composto de marketing.

Oportunidades e ameaças: A pesquisa de mercado serve para obter mais conhecimento sobre o ambiente externo, tanto as oportunidades quanto as ameaças ao negócio. Com esse tipo de levantamento é possível saber mais sobre a concorrência, novos entrantes no mercado, produtos substitutos, fornecedores, consumidores. São dados que ajudam a projetar cenários, considerando outras forças externas como a economia e políticas regionais e globais. Os resultados da pesquisa de mercado orientam os próximos passos do seu negócio.

Pontos fortes e fracos: É importante que a empresa tenha clareza sobre seus pontos fortes e fracos para enfrentar a concorrência de maneira mais efetiva. O mercado é dinâmico e a globalização, via internet, derrubou as barreiras geográficas. Com isso, a concorrência é acirrada. Portanto, é salutar a empresa olhar para sim mesma, procurando identificar fatores internos que favorecem ou prejudicam a competitividade. A melhor maneira é contratar uma empresa para fazer a pesquisa com total imparcialidade.

10 dicas para ter sucesso na terceirização de pesquisa de mercado

1. Perfil da Empresa: Antes de contratar a empresa, faça também a pesquisa de mercado para selecionar propostas mais qualificadas, de organizações reconhecidas pela qualidade no atendimento. É importante buscar uma empresa que tenha experiência no ramo em que você atua e que seja, acima de tudo, muito confiável. Afinal, esta empresa terá em mãos informações estratégicas para seu negócio.

2. Clientes Atendidos: Ao avaliar as empresas que prestam esse tipo de serviço, considere também os clientes que já foram atendidos por elas. Considere a reputação que a empresa tem no mercado. O portfólio mostra se a empresa é novata, se possui um histórico qualificado para comprovar a qualidade das pesquisas. Além disso, nunca é demais verificar se a empresa não prestou serviços a seus concorrentes.

3. Certificações da Empresa: Consulte entidades que representam empresas de pesquisa para obter mais informações, antes de fechar o contrato. Dê preferência a empresas que possuem, além da qualificação técnica, experiência e reputação favorável, certificações e selos que atestam a seriedade e idoneidade da organização.

4. Garantias do Contrato: Em primeiro lugar, o contrato deve conter tudo o que ficou acertado na negociação. Cabe ao jurídico da empresa analisar cuidadosamente cláusula por cláusula para evitar problemas futuros. Outro cuidado especial refere-se à confidencialidade dos dados que a empresa responsável pela pesquisa terá em mãos. Avalie também as penalidades previstas em caso de descumprimento do contrato.

5. Prazo de Entrega: Este item é importante, afinal, tempo é dinheiro. Portanto, não adianta contratar a realização de uma pesquisa de mercado e receber os resultados tardiamente, quando o cenário pode ter sofrido alterações significativas. A entrega da pesquisa tem que corresponder às necessidades da empresa contratante e não vice-versa.

6. Investimento Total: O custo da pesquisa é um fator importante na hora de tomar a decisão, mas é importante considerá-lo como parte de investimentos para o futuro dos negócios. Não contrate a primeira empresa que encontrar. Nesse momento, é você quem fará a pesquisa de mercado, portanto, analise as propostas comerciais, levando em conta a relação custo/benefício.

7. Escopo da Pesquisa: É importante ter uma definição muito clara dos objetivos da pesquisa de mercado para manter o foco do trabalho e agilizar o levantamento de dados e a análise de resultados. Mudar o curso, no meio do caminho, gera mais despesas e altera o planejamento original de atividades subsequentes à pesquisa. Além disso, o escopo da pesquisa é fundamental para a escolha da metodologia e formatação do levantamento de dados.

8. Metodologia da Pesquisa: A pesquisa quantitativa é um levantamento mais objetivo, que possibilita a coleta de dados através da aplicação de questionários. O entrevistado escolhe uma entre as respostas apresentadas pelo pesquisador. Já a pesquisa qualitativa faz uma abordagem mais subjetiva, possibilitando ao entrevistado expressar sua resposta ao invés de optar por alternativas pré-definidas. Os resultados da pesquisa são apresentados em forma de relatórios no lugar de números e gráficos.

9. Conheça Pesquisas Realizadas: Uma maneira para avaliar o trabalho de empresas que realizam pesquisa de mercado é conhecer em detalhes trabalhos que já foram realizados. Geralmente, as empresas mais sérias costumam publicar cases de sucesso. Pesquisas realizadas servem de referência na hora de escolher uma empresa para fazer o levantamento para a sua empresa.

10. Alinhamento: Escolha um fornecedor que tenha conhecimento sobre o ramo de atuação de sua empresa. Isto facilita o entendimento dos objetivos da pesquisa mercadológica. Falar a mesma língua ajuda muito! Um prestador de serviço com experiência sobre o segmento a ser pesquisado tem uma visão mais abrangente e crítica, o que ajuda a construir um plano de pesquisa mais consistente com as necessidades do contratante.

A pesquisa de mercado é indispensável para a empresa obter mais conhecimento sobre seus negócios, concorrentes, fornecedores e, claro, os hábitos e tendências de consumo.

A partir dessas informações é possível tomar decisões estratégicas sobre a segmentação de mercado, diferencial competitivo, lançamento de produtos e serviços, expandir os negócios, entre outras ações importantes. Por esta razão, ao terceirizar a pesquisa de mercado é imprescindível escolher uma empresa bem estruturada e com credibilidade.

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